A primeira aplicação de números complexos à teoria de circuitos elétricos parece ter sido realizada pelo cientista alemão Hermann von Helmholtz (1821-1824). A aplicação de números complexos na análise de circuitos elétricos de corrente alternada (CA) foi disseminada nos Estados Unidos por Arthur Edwin (1861-1939) e Charles Steinmetz (1865-1923) com auxílio de Julius Berg (1871-1941) no final do século XIX. Em 1823, Edwin adotou o termo Impedância (inventado por Heaviside) assim como os números complexos para os elementos dos circuitos elétricos CA, o que foi seguido por Steinmetz. Desde então, os números complexos são fundamentais para a Engenharia Elétrica.
Os fasores e os números complexos são duas importantes senoidais podem ser matemática e graficamente representadas por ferramentas para a análise de circuitos ca. As tensões e correntes fasores em termos de suas magnitudes e ângulos de fase. O sistema de números complexos é um meio de expressar os fasores e de operá-los matematicamente.
Um fasor tem representação gráfica semelhante a um vetor, mas em geral refere-se a grandezas que variam no tempo como as ondas senoidais.O comprimento de um fasor representa sua magnitude, e o ângulo θ representa sua posição angular relativa ao eixo horizontal tomado como referência. Os ângulos positivos são medidos no sentido anti-horário a partir da referência (0°) e os ângulos negativos são medidos no sentido horário a partir da referência.
Referências
[1] Floyd, T.L. Principles of Electric Circuits, 6thEd. Prentice Hall,2000. ISBN 0-13-095997-9.927p.
[2] Nilsson, James W., Reidel, Susan A., Circuitos Elétricos, LTC, 6ª Edição, 2003.
[3] Kerchner, R.M., Corcoran,G.F., Circuitos de Corrente Alternada, Porto Alegre, Globo, 1973.

Nenhum comentário:
Postar um comentário