ALGEPLAN
O algeplan consiste em um método que relaciona figuras geométricas (quadrados e retângulos) com a álgebra.Objetivo:
O objetivo principal do uso do “ geométricas planas (quadrados e retângulos) com expressões algébricas do primeiro e segundo graus, monômios e polinômios, resolução de equações do primeiro grau e fatoração de trinômios do segundo grau.
![]() |
| Algeplan |
![]() |
| Algeplan confeccionado em eva |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PRODUTOS NOTÁVEIS
MATERIAL
Quando confeccionado em EVA, deve-se marcar uma outra cor, diferente das já usadas, por exemplo, preta ou cinza, e construir para cada peça “positiva” uma peça (correspondente) nessa nova cor para indicar a peça oposta (negativa).
DESENVOLVIMENTO
O material concreto Algeplan (feito em EVA) foi utilizado em sala de aula após uma introdução da teoria (ou revisão, para alguns), que foi retomada depois, de modo a conduzir o aluno a trabalhar algebricamente incluindo as situações mais gerais tendo em vista a limitação do material.
O Algeplan pode ainda ser construído usando o Cabri Géomètre II, de modo a obter um “jogo virtual", com as peças soltas
FONTE: ENSINANDO FATORAÇÃO E FUNÇÔES QUADRÁTICAS COM O APOIO DE MATERIAL CONCRETO E INFORMÁTICA - UNESP
Com base neste trabalho, pude aprimorar utilizado o mesmo em uma sequência didática para desenvolver produtos notáveis. Segue abaixo está sequência, caso vocês tenha alguma duvida pode deixar as perguntas no comentário que terei maior disposição para esclareser.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PRODUTOS NOTÁVEIS
MATERIAL
- EVA ou Cartolina na cor azul e vermelha
- Canetinha Preta
- Tesoura
DESENVOLVIMENTO
Recorta no Eva ou cartolina os moldes abaixo.
Onde os lados escritos de preto são referente ao valor da soma e o vermelho representa a área da figura e é nosso resultado.
Para o aluno efetuar então o produto de (x + 1)² = (x + 1). (x + 1), ele pode desenvolver isso usando a geometria. Comforme ilustração abaixo e em sequência estarão alguns trabalhos desenvolvido em sala no ano passado pelos alunos.










Nenhum comentário:
Postar um comentário